27 setembro 2008

Imagens que falam mais que 1000 palavras!

A dica de site de hoje é muito especial, nele você encontra as "melhores fotos do ano" segundo o prêmio "World Press". Desde 1955 à 2007, as fotografias de teor forte retratam um mundo obscuro, que a cada olhar nos arranham a alma por nos fazerem sentir tão indignados e mais ainda impotentes.
Apesar das fotos bastarem por si só, também é possível descobrir a história por trás dessas imagens inesquecíveis.
Todas as fotos, sem exceção, são magníficas, só separei algumas aqui no site...
Não deixem de conferir!

(1969)...O fotografo alemão Hanns-Jorg em um conflito com tropas Britânicas viu esse jovem católico no Norte da Irlanda com uma máscara de gás parado em um muro escrito "queremos paz". Só teve tempo de tirar a foto depois que bombas de gas o envolveram.

(1984)...Pablo Bartholomew, India, Gamma. Capturou essa imagem, que hoje é considerada um símbolo de perda e luto diante de desastres industriais. Achou-a enquanto seguia os veículos que levavam os corpos para serem cremados. O desastre se deu devido um vazamento de gas.

(1993)...Larry Towell, Canadense. Enquanto trabalhava em Gaza, fotografou crianças brincando com seus brinquedos, armas de fogo. Era perigoso trabalhar em Gaza sozinho pois todos eram suspeitos de serem espiões, então andava sempre acompanhado com um palestino. Sua vida mudou depois dessa foto e passou a ser reconhecido.

(1998)...Dayna Smith, USA. Izbica, Kosovo, Yugoslavia. Smith parou em um vilarejo onde muitas mulheres choravam a morte de seus maridos mortos no dia anterior. A mulher em foco na foto é uma respeitada lutadora, que também tinha se tornado uma viúva.

(2001)...Erick Refner, Dinamarca. Refner foi permitido pela familia do menino refugiado e afegão a tirar fotos do enterro, depois de ter ido prestar suas condolências. O semblante de paz no rosto me chamou a atençao.

(2003)...Jean-Marc Boujo, França. Homem iraquiano conforta seu filho em um centro de prisioneiros de guerra.

(2005)...Finbarr O'Reilly, Canada. A imagem acima retrata a fome na Nigéria. Mostra a mão de um menino tapando os lábios de sua mãe, em impressionante resumo cênico do drama.

(2007)...Tim Hetherington, UK. Depois de um intenso dia de batalhas no Afeganistão, o fotografo clicou o soldado americano em um momento de extremo cansaço, físico e mental.

2 comentários:

  1. As fotos têm em comum a dor causada pelas guerras. Todas realmente muito impressionantes. Só é lamentável que nenhuma imagem (ou palavra) por mais expressiva, seja capaz de mudar o mundo, mudar as pessoas. São sinais de que algo está errado, mas não têm força de transformação.

    ResponderExcluir
  2. O visual das fotos é tudo, naum?Elas realmente nos mostram tudo o que é vivido nelas.E é nesse mundo que vivemos!Onde a ganancia, a prepotencia, a impunidade e a injustica falam mais alto, e quem sofre, somos nos, que sustentamos todo esse poder!Que a paz possa reinar definitivamente em nossos coracoes, enquanto ha tempo!

    ResponderExcluir