01 abril 2008

Como Funciona A Paquera/Flerte

Imagine que você não faça a menor idéia do que seja um flerte. Se você nunca flertou ou nunca viu essa situação acontecer (seja na vida real, nos cinemas ou na televisão), você pode se perguntar o que exatamente é isso. As pessoas mostram interesse umas pelas outras, mas não dizem isso abertamente. Na verdade, falar diretamente é considerado grosseiro e insultuoso. Ao invés disso, elas dão voltas no assunto, fazem brincadeiras, elogiam e usam sinais físicos para demonstrar suas reais intenções.

Digital Vision/Getty Images
Comportamento típico durante o flerte


­ ­Basicamente, flertar é um modo de duas pessoas interagirem entre si. Mas quando se entende a intenção por trás do flerte e o que ele acarreta exatamente, as coisas ficam muito mais complicadas. E não precisa ser romântico ou sexual, às vezes é apenas uma brincadeira de amigo sem nenhuma outra intenção. Às vezes uma pessoa tem intenções românticas e a outra só está pensando em sexo, ou nem mesmo percebe que está sendo paquerado.

Não entender bem os sinais pode levar a situações desconfortáveis e embaraçosas. O aspecto mais importante do flerte é a intenção que ele esconde. Às vezes as palavras usadas são muito inocentes, mas o jeito da pessoa, suas expressões ou maneiras fazem com que suas palavras pareçam sedutoras. Pode ser bem difícil saber quando uma pessoa está flertando com você ou quem pode se interessar pelo seu flerte.

Nesse artigo vamos examinar os sinais comuns de um flerte. Vamos também dar uma olhada nos fatores biológicos que levam ao flerte e explorar como a paquera tem mudado ao longo dos anos.

Etiqueta do flerte

Embora haja alguns gestos básicos no flerte, há gestos e atitudes diferentes em cada país. Por exemplo, na Alemanha, homens e mulheres flertam com muito mais discrição. As alemãs acham os homens americanos muito apressados. Os alemães entendem as intenções das americanas do modo errado: eles pensam que estão sendo paquerados quando, na verdade, não estão.




Chad Johnston/Getty Images Se alguém está bem perto de você, inclinado-se em sua direção e sorrindo, isso pode ser um flerte
Sinais de flerte

Como você sabe quando alguém está flertando com você? Embora possam variar de pessoa para pessoa, existem alguns sinais comuns. Aqui vão algumas dicas:

  • falar bastante o seu nome durante uma conversa
  • elogiar você
  • fazer perguntas sobre coisas que interessam a você
  • encostar no seu braço ou no seu joelho
  • inclinar-se em sua direção enquanto fala
  • aproximar-se de você
  • sorrir muito para você
Apenas um gesto isolado pode não constituir um flerte. Mas se alguém elogia você, sorri com freqüência, aproxima-se e encosta no seu braço enquanto está falando com você, há uma grande possibilidade de ela estar flertando.

Para completar, ainda temos algumas diferenças no modo como as mulheres e os homens flertam. Por exemplo, algumas mulheres piscam bastante ou passam a mão pelos cabelos. Homens são mais audaciosos e têm gestos agressivos, como contato visual intenso. Além disso, eles costumam flertar com intenções sexuais, enquanto as mulheres quase sempre flertam com gestos dúbios para avaliar as intenções masculinas. O Centro de Pesquisa Social cunhou um termo para essas atitudes dúbias da paquera, como mexer no cabelo. Esses são sinais multiformes, nome vindo do deus grego Proteu [fonte: Social Institute Research Centre (em inglês)]. Se uma mulher faz isso e vê que o homem não está interessado, ela pode continuar fazendo isso sem intenções de paquerar.

Se você quer flertar, pode tentar algum dos métodos descritos acima. Mas você tem que prestar muita atenção na reação da outra pessoa. Se ela se afasta quando você se inclina, ou se a conversa não se desenvolve, mesmo depois dos seus melhores esforços, então a pessoa pode não estar interessada. Mas, ela pode simplesmente ser tímida e ter ficado inibida com o seu interesse. Ou pode pensar que você está sendo apenas simpático. Então, como ter certeza? Não existem regras na paquera porque cada situação é diferente. O ato de flertar é tão complexo e cheio de truques como qualquer namoro.

Flerte x assédio sexual

Algumas pessoas confundem assédio sexual com flerte e vice e versa. O fator mais importante aqui é a percepção. O assédio sexual se caracteriza quando a pessoa se sente ofendida, humilhada ou desonrada. Ou quando a pessoa que é alvo do flerte de alguém deixa claro que essa paquera não é bem-vinda, nem desejada, mas a outra pessoa continua flertando.


A ciência do flerte

Há muitos fatores por trás do flerte. Muitas vezes mostramos nosso interesse, mas porque algumas atitudes dizem "Não estou a fim de você" e o que essas atitudes realmente dizem sobre nós? De acordo com os cientistas, isso tudo vem do nosso desejo inato de reprodução. Quando flertamos, informamos que estamos prontos para procriar e que nossa saúde também está pronta para tal. Também temos aspectos específicos da nossa aparência para nos tornar mais atraentes para os outros.

Alguns dos sinais femininos, como fazer ângulos com o corpo e empinar os quadris, são tentativas inconscientes de chamar a atenção para mostrar a adequação do corpo para conceber uma criança. Já os homens tendem a se sentirem mais atraídos por mulheres com o quadril de um certo tamanho (especificamente, a cintura deve ter de 60 a 80% da circunferência dos quadris) [fonte: Psicologia Hoje (em inglês)].

Pete Turner/Getty Images
Pavão macho exibe suas penas


Quando um homem faz contato visual e sorri com freqüência, ele está tentando mostrar que é viril e confiante. Mulheres são atraídas por maxilares fortes, quadrados, indicativos do poder e da força masculina. Cientistas afirmam que características como maxilares quadrados têm uma conexão com características importantes no reino animal. Pavões macho atraem suas fêmeas por meio de sua plumagem elaborada; os cardeais machos são brilhantes e vermelhos; e os veados têm grandes chifres. Essas características suscitam recursos biológicos e tornam esses animais mais visíveis para seus predadores, uma prova incrível de como são fortes.

Quando estamos flertando com alguém que nos interessa, o sistema límbico toma conta (o mesmo sistema responsável por nosso poder de reagir rapidamente) e trabalhamos com a emoção e o instinto. Se controlássemos a paquera somente com o lado racional do cérebro, talvez nunca flertássemos ou talvez nunca conseguíssemos namorar. Na verdade, de acordo com o biólogo Dr. Antonio Damasio, existe uma conexão entre danos no cérebro e o flerte. Ele afirma que "pessoas com danos na ligação entre as estruturas límbicas e o cérebro superior são inteligentes e racionais, mas não conseguem tomar decisões" [fonte: Psicologia Hoje (em inglês)].

­

Mas, não somos só animalistas enquanto estamos flertando. A habilidade de conversar e de entrar no jogo do flerte também indica nossa inteligência, o que sempre é atraente. Na próxima seção, veremos como o flerte tem mudado ao longo dos anos e como a tecnologia nos forneceu novos meios para paquerar.

Flerte ao longo dos anos


Constant Aime Marie Cap/Getty Images Indiscrição, 1895

A sociedade ocidental não se choca mais com determinados comportamentos durante o flerte. Mas se uma pessoa da era vitoriana testemunhasse alguém encostando no joelho de outra, passando a língua pelos lábios e piscando, poderia ficar extremamente escandalizada. O flerte evoluiu de atitudes programadas para mensagens sms de improviso e mensagens de Facebook.

Alguns princípios do flerte são eternos. A última tradução do Kama Sutra, o clássico manual de instruções sexuais Hindu, inclui vários modos de os homens flertarem bem com aa mulheres. Uma delas sugere que enquanto o casal estiver "brincando na água, o homem mergulhe a alguma distância da mulher, aproxime-se, toque-a e depois mergulhe novamente na água" [fonte: New York Times (em inglês)]. Hoje, isso parece namorinho de criança.

Um livro de 1881 que aconselha os jovens vitorianos sobre maneiras e etiquetas inclui vários guias de namoro. Primeiro e mais importante, um "cavalheiro não deve ser apresentado a uma donzela sem que sua permissão tenha sido previamente dada". Depois de apresentado, ele tem liberdade para chamá-la e a acompanhar em concertos, óperas, bailes etc. De todo modo, um "cavalheiro que não planeja casamento não deve dedicar atenção exclusiva a nenhuma moça".

Uma mulher vitoriana "não terá muito entusiasmo ao receber atenção de um cavalheiro, não importa o quanto ela o admire; tampouco, por outro lado, ela poderá ser tão reservada que o faça desistir". O livro só descreve como os homens devem segurar a mão de uma mulher e que o beijo, "a forma mais afetuosa de cumprimento, só é permitido entre pessoas íntimas e amigos" [fonte: Young].

Sinais ostensivos de interesse geralmente eram considerados inaceitáveis por homens e mulheres. Mas ainda assim, as mulheres vitorianas podiam mostrar seu interesse através de dicas muito sutis. Uma forma era a floriografia, ou a linguagem das flores. Flores diferentes representavam sentimentos diferentes e isso podia ser muito complicado. Dicionários foram publicados para que as pessoas pudessem entender seus significados mais facilmente. A seguir estão os significados mais básicos.

Os adolescentes de hoje certamente não iriam se preocupar com algo tão complicado como escolher as flores certas para passar as mensagens corretas. Com o passar dos anos, o flerte evoluiu de maneiras delicadas e calculadas para atitudes mais rápidas e objetivas. De acordo com um artigo da revista Time de 2006, é completamente normal para um menino de 15 anos escrever "até onde vc foi" para uma menina depois de alguns dias de flerte por mensagens [fonte: Time]. Às vezes ela pode responder honestamente ou pode dizer "te falo se vc me falar primeiro". Isso pode levar a um encontro que talvez dê certo.

Encontros face a face normalmente resultam em troca de e-mails, conversas em chats, Facebook ou informações do MySpace ao invés de telefones. Também não é de outro mundo pessoas se encontrarem online e trocar mensagens de paquera. Mas paqueradores online fiquem espertos: em dezembro de 2007, o criador de um software de anti-vírus descobriu um vírus russo que invadia salas de bate-papo. Uma vez lá dentro, o vírus conversava com os usuários e flertava com eles de modo tão convincente que algumas mulheres passavam fotos e número de telefone para ele.

­

­

Qual a melhor cantada?

Não existe receita pronta de uma boa cantada. Pode tentar algumas dicas.

“Você acredita em amor a primeira vista ou devo passar por aqui mais uma vez?

“Se Deus fosse fazer um mostruário do trabalho dele, você estaria na capa”.

“Se beleza desse cadeia, você pegaria prisão perpétua”.

“Estou com uma dúvida... não sei se roubo ou se peço um beijo seu!”
­
­
Fonte: HowStuffWorks

2 comentários:

  1. Oi, pessoal! Tudo bem? Lega ver o HowStuffWorks por aqui. Chguei até o blog através de uma busca pra ver onde o site vem sendo citado e como. É que ele é um dos clientes aqui de Edelman, onde eu trabalho, uma empresa de rp. Gostei do blog. Abraços! Clarissa

    ResponderExcluir
  2. Outro modo de flertar o homem é ficar descalça e inclinar os pés bem alto, como se estivesse de salto olhando para ele.

    ResponderExcluir