25 maio 2008

10 maravilhas microscópicas

Diante dos nossos olhos existe um mundo repleto de criaturas fascinantes e assustadores, que podem estar em qualquer copo de água, no chão ou na cozinha. Confira abaixo um pouco mais sobre esses seres microscópicos.

1. Vorticella voraz



O Vorticella é um protozoário de água doce que tem uma coroa de Cilio no seu aparelho bucal. Como você verá nas fotos, isto permite a ele formar um fluxo que extrai as bactérias que come.

2. Volvox



O Volvox é uma das formas de vida mais bela que pode ser visto sob um microscópio. Este é um conjunto de algas microscópicas, que tende a crescer formam colônias de forma esférica, rodeado por biflageladas da superfície celular e ligados entre si por ligações citoplasmáticas.



3. Stephanoceros



O monstro da imagem é um Rotífero, e tem desenvolvido alguns longos cilícios para caçar. Neste vídeo parece umas mandíbulas.

4. Hydra viridis



A hidra é um dos predadores microscópicos mais eficazes. Tem alguns longos tentáculos, que se exentede para se alimentar. É encontrado tanto em águas tropicais como sazonal.

5. Tardigrades




6. Daphnia

Este crustáceo microscópico é conhecido como copépodo. Que tem interior do seu corpo não são ovos, mas gotas de gordura.



7. Stylonychia pustulata

O Stylonychia ciliado é um bastante comum que se move muito rapidamente. Os seus cílios servem para comer e para capturar suas presas.



8. Centropixis aculeata

Este é um viajante solitário tecameba, da ordem das amebas, e podem ser encontrados na água dos aquários.



9. Notommata

O Notommata é outro rotífero, chama a atenção pela maneira que se movimenta, como se arrastar por uma superfície.



10. Asplanchna priodonta

Apesar de sua aparência inocente, Asplanchna Priodontes é um grande predador. É abundante nos reservatórios espanhóis, especialmente durante o Inverno.



Vi No Lista10
Peguei no ConnectionWorld

Nenhum comentário:

Postar um comentário