''Grupo Cultural Afro Reggae, ou apenas Afro Reggae, é uma ONG que também atua como banda musical surgida em 1993 inicialmente como um jornal informativo (Afro Reggae Notícias) das festas que o grupo realizava e também a valorização da cultura negra voltada sobretudo aos jovens ligados a música como Reggae, Soul e Hiphop. O objetivo do AfroReggae era ter um tipo maior de intervenção com a população afro-brasileira, atuando principalmente na comunidade de origem de seus membros, Vigario Geral. Foi criado o Núcleo Comunitario de Cultura em 1993 para iniciar no local suas atividades de amparo a jovens carentes e com potencial de se envolver com a criminalidade que passavam a integrar projetos sociais como: dança, percussão, futebol, reciclagem de lixo e capoeira. A partir deste momento, o projeto consolidou-se e, em 1997, o núcleo contou com apoio de personalidades como Caetano Veloso e Regina Casé.
Com o passar do tempo, o Afro Reggae vem crescendo e hoje já atua em quatro comunidades, Vigario Geral, Morro do Cantagalo, Parada de Lucas e Complexo do Alemão. Além disso, o grupo tem mais de 65 Projetos e também desenvolve trabalhos em todo Brasil e fora dele.''
Ao escutar qualquer uma das músicas do afro reggae, você já sente o peso político e a vontade de ver uma mudança em cada palavra e rima. Eu particulamente respeito muito o projeto e sei o quanto eles fazem um trabalho de muita responsabilidade. São filhos de um grupo social que produz diariamente pessoas sem perspectiva, oportunidade e esperança; e o que pode ser mais importante do que dar uma chance para alguém que se sente esquecido?
Capa de Revista:
Conflitos Urbanos:
Uma parte do cover de Imagine - John Lennon, em apoio a Anistia Internacional
Abaixo o trailer do filme Favela Rising, que conta o trabalho e a história do Afro Reggae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário