27 maio 2008

Processar é um luxo?

A artista dinamarquesa Nadia Plesner está sendo processada pela fabricante de produtos de luxo Louis Vuitton por causa da imagem acima. Estão vendo a bolsa que o menino carrega? Então, é esse o grande motivo da discórdia. A ação visa proteger os direitos intelectuais da marca francesa, que se sentiu violada ao ser associada em tal imagem.
As empresas, realmente, costumam ter muita cautela com o que suas marcas são associadas. Mas o trabalho de Plesner é a imagem que ilustra a campanha chamada “Simple Living”. As camisetas e pôsteres com a estampa são vendidas e todo o lucro revertido para uma organização que ajuda a combater o genocídio que acontece em Darfur, na África.
A idéia da campanha é conscientizar as pessoas das banalidades que ocupam as capas das revistas, enquanto situações que ferem os direitos humanos – como a de Darfur – não são nem noticiadas. Em seu site, Plesner explica: “Já que gazer nada e usar bolsas customizadas e carregar pequenos cachorros feios aparentemente é o suficiente para ocupar as capas das revistas, talvez valha a pena tentar pelas pessoas que realmente merecem e precisam de atenção”.
O processo ainda está aberto e Plesner já tem a ajuda de três advogados.
Agora, será que não seria melhor para a marca gastar o dinheiro do processo em doações a entidades como www.savedarfur.org?

Nenhum comentário:

Postar um comentário