11 junho 2008

Festival de pipas do Japão vai colorir o céu de SP

Especialista na arte de fabricar e soltar pipas, também conhecidas como papagaios, o comerciante Silvio Voce foi convidado para organizar o Festival de Pipas de Hamamatsu em São Paulo, como parte das comemorações pelo centenário da imigração japonesa no Brasil.
O evento acontece no dia 28 de junho e terá a participação de uma delegação do Japão, que vai trazer pipas tradicionais do oriente. Com desenhos que simbolizam a cultura oriental, elas podem ter até seis metros de altura.
“Hamamatsu é uma cidade do Japão que tem o maior festival de pipas do oriente. A cidade gira em torno disso”, explicou o comerciante, que se formou em engenharia aeronáutica, trabalhou com manutenção de aeronaves, mas abandonou tudo para se dedicar às pipas, chamadas de takô em japonês.
Segundo ele, a prática é muito comum do outro lado do mundo. “Para os orientais, soltar pipa é esporte, lazer, é um meio se ligar com os deuses. Eles fazem uma pipa mentalizando coisas boas, como uma boa colheita”, disse o comerciante, que está preparando um kit com 8 mil pipas para que o público também possa brincar durante o festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário