19 junho 2008

Projeto utiliza caramujos para enviar emails

''Três caramujos tiveram chips eletrônicos implantados em seus corpos para que possam transportar e-mails escritos por pessoas que visitam um site.
O projeto de "arte lenta" intitulado "Real Snail Mail" (trocadilho em inglês com o termo e-mail e lesma ou caramujo) foi desenvolvido por alunos da Universidade de Bournemouth, na Grã-Bretanha, e será apresentado na conferência Siggraph, em Los Angeles, nos Estados Unidos, em agosto.
Na era cibernética, os caramujos Muriel, Austin e Cecil se tornaram "carteiros eletrônicos". Ao invés de comunicação instantânea, as mensagens dos visitantes viajarão a uma velocidade média de 50 metros por hora, podendo levar dias, semanas ou até meses para chegar ao destinatário.
"Uma coisa que a tecnologia nos promete é velocidade, aceleração, sempre mais e em menos tempo", diz Paul Smith, um artista envolvido no projeto.
"Culturalmente, somos obcecados com o imediato", acrescenta. "Tempo não é para ser vivido, mas para ser preenchido até o ponto de explosão."

->Capsula:
Os autores do projeto esperam que a iniciativa estimule as pessoas a diminuir o passo e contemplar a tecnologia e a obra. Cada animal foi equipado com uma cápsula minúscula que contém um chip de RFID, sigla em inglês para Identificação por Rádio Frequência. O chip permite que objetos se comuniquem a distâncias curtas. Os usuários do serviço mandam suas mensagens pelo Real Snail Mail Website e elas são enviadas à velocidade da luz para um leitor eletrônico colocado dentro de um tanque. Uma vez registrados pelo leitor de mensagens, os e-mails ficam aguardando um carteiro molusco.
À medida que se arrastam lentamente pelo tanque, os três moluscos ocasionalmente entram na faixa de alcance de um leitor eletrônico, que envia a mensagem ao chip RFID.
As mensagens são então fisicamente transportadas pelos caramujos em seus passeios pelo tanque até que uma delas passe perto de um segundo mecanismo leitor.
A partir daí, a mensagem é encaminhada pela rede seguindo a rota convencional.
"Pode ser muito frustrante para algumas pessoas", afirma a artista Vicky Isley, que também participa do projeto, à BBC. "[O trabalho] está revertendo completamente o sistema normal", acrescenta.

->Lesma poderosa...
Até agora, os três animais já conseguiram enviar 14 mensagens. E dez delas foram entregues por Austin, que faz uma média de uma entrega a cada 1,96 dia.
"Austin é um caramujo poderoso, está se saindo muito bem", disse Isley. "Ela é grande e é sempre o primeiro a alcançar a comida."
Muriel, por outro lado, não conseguiu fazer nenhuma entrega.
O projeto vai ser uma das atrações da conferência de computação gráfica Siggraph em Los Angeles, entre 11 e 15 de agosto. ''

Então tá, né...
Quer participar do Caramujo Correio? Clique AQUI!!
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário