04 julho 2008

Caçando Fantasmas na Old Gaol

A ''Old Gaol'' (antiga gaiola) foi uma prisão em Melbourne -AUque funcionou entre os anos e 1842 e 1929. Ela tem em seu histórico 135 enforcamento, incluindo o famoso Ned Kelly.
''Ned Kelly foi preso por assalto e roubo. Tudo indica que ele fosse inocente: mais uma vítima da implicância policial. Os primeiros crimes foram cometidos só depois, quando a perseguição não permitia que sua família vivesse em paz. Ned começou roubando cavalos e só ficaria mais ousado a partir de 1878, após a supostamente injusta prisão de sua mãe.
No final da persehuição policial, o valor pela sua cabeça já tinha atingido a um valor equivalente a 500000. Mas Ned não se intimidou e respondeu na mesma moeda: passou a oferecer prêmios pelas cabeças dos chefes da polícia local.
Ned, seu irmão Dan, Joe Byrne e Steve Hart improvisaram armaduras de ferro que lhes cobriam o peito e a cabeça. O tiroteio durou 12 horas e só acabou com a morte de todos os membros do bando, menos um: Ned Kelly, preso depois de levar 28 tiros nas pernas e enfrentar sozinho cerca de 50 agentes da polícia. Ned foi enforcado em Melbourne em 11 de novembro daquele ano, apesar dos apelos de sua mãe e das 60000 assinaturas contrárias à sua execução. Cortaram-lhe a cabeça e enterraram seu corpo no pátio da prisão. Hoje, ninguém sabe do paradeiro desses restos mortais, o que aumenta ainda mais o fascínio da lenda de Ned Kelly.'' (fonte)
Após saber da mais famosa história, vamos para a parte interessante. A Gaol foi oficialmente desativada, e só usada mais uma vez na segunda guerra mundial como uma prisão militar.
Muitas pessoas acreditam que o lugar seja assombrado, e os relatos de aparições, vozes estranhas e passos desconhecidos não param de vir.
Por isso, além de ter se tornado um museu durante o dia, ela também oferece tours durante a noite. Sendo maior de 12 anos e estando disposto a pagar 25, você ganha uma uma noite com apresentações teatrais e informações históricas.
Muitos sensitivos, pesquisadores e curiosos vão na Gaol em busca dos fantasmas. Inclusive as fotos abaixo são fotos que nós tiramos quando fomos lá. E não é de se assustar que o lugar tenha essa fama. Do lado da cela dos presos tem um espaço separado para o enforcamento e outras maneiras de tortura para os que tinham a pena de morte. Os presos incluiam inocentes, assassinos, imigrantes, doentes mentais, dentre outros. As condições de vida eram bastante precárias, como vocês podem conferir nas fotos. Nas paredes encontramos desenhos e alguns rabiscos. Em cada cela temos a história de quem estava lá e seu suposto rosto. No geral, o ambiente realmente tem um ar ''pesado'' e sem dúvida eu não iria para lá a noite.


Samantha Kelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário