15 julho 2008

Chernobyl, o maior acidente nuclear


A cidade de Chernobyl, na Ucrânia nunca mais foi a mesma depois do dia 26 de abril de 1986. Para se ter uma noção, o acidente foi considerado o pior da história nuclear, tendo uma nuvem de radioatividade com um raio que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia, e Reino Unido.
Há duas teorias que explicam o porque do ocorrido; a primeira coloca a culpa nos operadores da usina, e a segunda atribui o acidente a defeitos no projeto do reator.
''Dados oficiais da Organização das Nações Unidas haviam previsto 4.000 mortes a mais por câncer atribuídas à contaminação radioativa de Tchernobil.
Mas, em seu relatório, o Greenpeace diz que estudos recentes estimam que esse número chegará a 100 mil. Segundo a ONG, muitos dos casos ocorrerão na Ucrânia, Rússia e em Belarus.

Segundo o Greepeace, a radiação afeta o sistema imunológico, provocando doenças no sangue e aparelho respiratório e um aumento em anomalias em fetos e problemas congênitos. As alegações do documento são polêmicas, mas o grupo admite que é impossível saber qual o impacto final do acidente sobre a saúde humana sem a realização de mais pesquisas.(BBC)''
Nessas fotos -> AQUI, você pode ver literalmente uma cidade fantasma e o vazio que foi deixado, tudo exatamente como era em 1986. Estarrecedor.
O acidente que chocou o mundo também serviu de inspiração para alguns artistas de Pripyat, com um projeto muito interessante que sem dúvida passa o sentimento de indignação e tristeza pelas vidas perdidas e afetadas. Eles permaneceram no local apenas o tempo necessário para deixar suas marcas na cidade que parou no tempo, mesmo ninguém indo lá para ver.

Um comentário: