30 julho 2008

Comédia Stand UP!

Muito se tem falado no Brasil sobre comédias Stand Up nos dias de hoje, principalmente pelo sucesso atingido por meios como Youtube. O termo Stand Up vem do inglês e fala justamente dos comediantes que se apresentam, geralmente em pé, sem personagens, munidos apenas de criatividade e microfone. Acredito que seja essa honestidade que chame as pessoas de volta a esse tipo de humor raiz.
Alguns comediantes americanos, como Bill Cosby, Jerry Seinfield e Ray Romano, que alcançaram estrelato, começaram fazendo stand up.
Jerry Seinfield foi um que em seu programa, Seinfiend, um dos mais famosos da história da televisão americana, além de fazer um programa com temas atuais, fazendo piadas sobre todos os aspectos do cotidiano, também utilizou de trechos de seus shows como stand up para costurar o programa.
Uma consideração por ex, é citar nomes como Eddie Murphy, Chris Rock e Jim Carey, que apesar de pertecerem ao mundo 'hollywoodiano', ainda fazem Stand Up, e devo dizer que pelos vídeos eles simplesmente dominam os palcos, com textos abusados e incrivelmente engraçados.
No Brasil, alguns nomes de ontem (que sempre serão atuais), como Chico Anysio e Jô Soares ajudaram a abrir as portas para a nova geração, uma moçada cheia de talento que em passos largos tem ganhado a nossa atenção, como Rafinha Bastos, Oscar Filho, Danilo Gentili, dentre outros, que podem até ser considerados celebridades virtuais, dando-se pela veiculação de seus vídeos.
O humor de cara limpa, como também é chamado, não é feito com piadas padrões e conhecidas, mas comentários pertinentes sobre nós,nosso dia a dia, coisas que claro podemos nos relacionar . Cheios de ironias e humor, que na minha opinião é a melhor junção na hora de contar uma piada, sem historinhas que subestimem nossa inteligência, com os assuntos mais variados possíveis, indo de relacionamentos a problemas ambientais até gigante besteiras, coisas reais, cruas e sem máscaras. Independente do assunto, a inteligência e perspicacia dos materiais que são os responsáveis por tanto sucesso.
Chega de falar né? O mais importante nesse texto são as piadas, então vamos lá para alguns vídeos:

Eddie Murphy - Hamburguer :


Chris rock - Amigos Platônicos:


Jim Carrey Stand-up - Comedy Store:


Rafinha Bastos - Nana-nenê e casamento:

Um comentário:

  1. Adorei este post, Samanthinha! tanto que repliquei lá na Toca, com os devidos créditos!

    ResponderExcluir