07 julho 2008

Picadinho selvagem

Se você é fã de picadinho, vai adorar esse estudo: “O esqueleto de um micromamífero sob os efeitos digestivos do ser humano”. Parece nojento? É muito mais do que isso. Dois antropólogos da Universidade Estadual de Nova York contam na pesquisa como um deles comeu - e excretou - uma Blarina brevicauda (foto ao lado).
Segundo a publicação, esse foi um estudo preliminar sobre a digestão humana e seus efeitos em esqueletos. Os cientistas primeiro tiraram o pêlo do animal e suas vísceras, depois cozinharam a carcaça por 2 minutos e um deles engoliu as porções sem mastigar.
As fezes do pesquisador cobaia foram coletadas durante três dias e separadas para análise. Aquilo que não foi digerido completamente foi separado do resto (eca) para um diagnóstico, para encontrar os ossos que não haviam sido digeridos. Surpresa geral: quase tudo sumiu. Inclusive a mandíbula, que tem um tamanho considerável, e também as pernas. O crânio, no entanto, apesar de danificado, apareceu.
Para os estudiosos, como os pedaços não foram mastigados – o que destruiria boa parte dos ossos – os danos foram causados apenas pelos ácidos do estômago. Genial, fala aí? E eles fizeram tudo isso sem ganhar um centavo.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário