04 julho 2008

Príncipe Charles e seu carro a... vinho!


Depois de inaugurar o seu projeto para cuidar das florestas tropicais do mundo, o Príncipe Charles deu mais um passo para se tornar sustentável: converteu o seu Aston Martin DB6 – carro que ganhou de sua mãe, a rainha, no seu aniversário de 21 anos – em bioetanol. Mas não é qualquer bioetanol. O carro é abastecido com vinho!
Na União Européia existe uma cota de produção máxima do produto para que os preços sempre se mantenham estáveis. O excesso, para não ser jogado fora, é mandado para a Green Fuels, que faz a destilação. Dessa forma, cria-se o biocombustível feito de etanol! Chique, não?
A meta do príncipe é reduzir suas emissões de carbono em 12,5% até 2012, assim como determina o Protocolo de Kyoto. Com o novo combustível, espera-se que as poucas viagens da realeza feitas com o veículo (cerca de 480 quilômetros por ano) reduzam as emissões em 85%.
O preço do vinho, ou melhor, do combustível feito a partir do vinho custa 1,1 libra o litro, só um pouco mais barato do que o feito com petróleo. Calcula-se que são necessárias 4,5 garrafas de vinho para cada milha percorrida (ou 1,6 quilômetro).
Como o corte das emissões está indo de vento e popa – afinal, até as vacas do príncipe estão se alimentando de grama para reduzir o metano expelido pelas, digamos, flatulências dos animais -, Charles pensa em ampliar a redução para 25% até 2018.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário