27 julho 2008

Taj Mahal


Taj Mahal é um mausoleu situado na cidade de Agra, na Índia. A perfeição da obra, sua beleza e simetria já lhe renderam o título de patrimônio da humanidade, e recentemente foi incluída como uma das sete novas maravilhas do mundo.
Conhecido como uma das obras que mais exprimem o romantismo e amor, foi construido pelas ordens do imperador Shan Jahan após a morte de sua esposa favorita, que morreu depois de dar a luz ao ser 14 filho. A musa inspiradora dessa grandeza chamava-se Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). A obra guarda o corpo do casal.
O imperador tinha planos de construir uma réplica para si mesmo do lado oposto do Taj Mahal, em mármore preto simbolizando seu luto, mas antes disso foi deposto por um de seus filhos.
Banhado pelo rio Yamuna, o Taj Mahal foi construído em mármore branco, incrustado com pedras semi-preciosas, como lápis-lázuli, dentre outras. A sua cúpula foi costurada em fios de ouro. Contem passagens retiradas do Corão.
Os jardins ao redor dão um toque a mais sendo toda a área ornamentada com belas decorações exteriores.
Para erguir essa obra de 35 metros, foram precisos 22 mil homens que chegaram de todas as partes da Ásia. O dinheiro gasto na época colocado em quantias atuais chega a um equivalente de 500 milões de dólares.
Uma coisa é certa, provavelmente essa seja uma das obras mais lindas que a arquitetura e o amor foram capazes de construir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário