03 outubro 2008

Viaduto de Millau - Ponte Mais Alta do Mundo

O Viaduto de Millau (em Francês: le Viaduc de Millau) é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do Rio Tarn, próximo a Millau, no sudoeste da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês, especializado em pontes, Michel Virlogeux, é a mais alta ponte aberta ao tráfego de veículos do mundo, com 343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e aberta ao tráfego dois dias depois.A ponte é localizada em Millau, França. Antes da sua construção, o trafego de veículos tinha de descer até o vale do Rio Tarn, causando pesados congestionamentos, principalmente na época das férias de verão.

O viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto (betão) armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460m, com 32 m de largura por 4,2m de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342 m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.
O viaduto Millau é o mais alto viaduto para veículos do mundo. Sua pista, 270 m acima do Rio Tarn, é um pouco mais alta que a ponte New River Gorge, na Virgínia Ocidental, USA, com 267 m sobre o Rio New.



A construção da ponte consumiu mais de 394 milhões de euros, com uma praça de pedágio 6 km ao norte adicionando mais 20 milhões. Os construtores, Eiffage, financiaram a construção, pela concessão do direito de recolher pedágio por 75 anos, até 2080. Entretanto se a concessão for muito rentável, o governo tem a opção de assumir a ponte em 2044. A construção consumiu 127.000 m³ de concreto, 19.000 toneladas métricas de aço para a estrutura e mais 5.000 toneladas métricas de aço pré-estirado para o estaiamento. Os construtores afirmam que a ponte tem uma vida útil estimada em 120 anos.

2 comentários:

  1. Sensacional, o homem é capaz de grandes obras, como tem gente ainda que é capaz de fazer tanta coisa ruim; matar roubar etc.

    ResponderExcluir
  2. É uma bela Ponte.É possível o tráfego de motas? Qual o preço de portagem?
    Leonardo

    ResponderExcluir