31 dezembro 2008

Movimentoon

O vídeo a seguir foi criado pelo cineasta independente Jesse Drew, que teve uma sacada incrível de unir cenas dos personagens infantis da Disney para caracterizar um texto denso como o Manifesto Comunista de Marc e Engels. Segundo ele "No desenho animado clássico, a força bruta e a artilharia pesada nunca conseguem derrotar a ironia e o humor, e no fim a justiça sempre vence. Para mim, era natural ligar o meu próprio conceito infantil de subversão com uma versão mais articulada (o Manifesto Comunista de Marx e Engels).".
Muitas pessoas ainda nos tempos de hoje, vêem o Comunismo como um vilão, uma ameaça ao bem-estar publico. Esse medo, no final das contas, não deixa de ser ainda um resquício da Ditadura Militar (no Brasil) e em um plano maior, a mundial lavagem cerebral capitalista contra um movimento que, apesar de utópico, tem uma base belíssima que não passa nada mais que igualdade. Talvez por dar prioridade as pessoas e nao ao dinheiro e lucro que ele seja tao temido.
Primeiro, o comunismo nunca deu realmente certo porque nunca foi devidamente empregado. Para que ele tivesse um dia existido, não haveria a presença de um Estado. Segundo, o comunismo depende da elevação moral de uma sociedade para existir, então enquanto sentimentos comuns a nos seres humanos, como a soberba e a ganancia habitarem em nosso intimo, ele não passara de uma ideia distante. Talvez, se um dia ele chegar a fazer parte de nossas vidas, será algo automático, como uma necessidade de nossa consciência humilde, uma extensão
de nossa vontade própria de trabalhar em coletivo, em prol a um presente/futuro melhor.
Vejo o capitalismo - sistema no qual vivemos - simplesmente como um reflexo de nossos próprios desejos obscuros, mascarados em uma ambição incentivada, que tem por único fim, a desigualdade e a opressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário