31 maio 2008

A polêmica do Aborto

O vídeo abaixo foi feito pela organização não-governamental IPAS, que visa a proteção dos direitos da mulher. A minha intenção ao postar esse vídeo não é entrar na discussão ou muito menos julgar certa ou errada a prática, mas de fazer refletir sobre o assunto do aborto ser considerado um crime.



Abaixo, um texto que encontrei no site que contêm boas informações sobre a realidade do aborto:

''As evidências têm demonstrado que a simples proibição do aborto em nada tem contribuído para diminuir sua prática entre as mulheres. Há países com legislações restritivas que apresentam taxas elevadas de aborto entre mulheres em idade reprodutiva. Em contraste, há países que asseguram ampla autonomia da mulher em decidir pelo destino da gravidez, nos quais as taxas de aborto estão entre as mais baixas.
No Brasil, o aborto é considerado crime, com duas exceções: em caso de risco de vida para a mulher e em caso de estupro. Apesar disso, estima-se que no Brasil, são realizados mais de um milhão de abortos ilegais e inseguros a cada ano. Além disso, ocorrem cerca de 250 mil internações por ano para tratamento das complicações de aborto no Brasil. As mulheres com piores condições sócio-econômicas e mais vulneráveis são as principais prejudicadas com a lei restritiva em relação ao aborto, que gera um aprofundamento da desigualdade e injustiça social.
Tais mortes e seqüelas não têm recebido a devida atenção da sociedade, apesar de grupos de defesa dos direitos das mulheres, profissionais da área da saúde e alguns setores do governo já terem se posicionado sobre a necessidade de debate sobre este grave problema de saúde pública.
Setores conservadores organizados têm impedido o avanço do debate no Legislativo e no Executivo sobre a necessidade de revisão da lei penal atual, na perspectiva dos direitos humanos das mulheres.
Em março, IPAS BRASIL lançou em parceria com a Rede Feminista de Saúde, a Campanha "Criminalizar o aborto resolve? Vai pensando aí." A campanha foi criada pela Agência Santa Clara e visa promover o debate sobre a eficácia e atualidade da lei penal que criminaliza o aborto, por meio de perguntas feitas a transeuntes nas ruas de uma grande cidade do país.''

"A ignorância é a noite da mente: mas uma noite sem lua e sem estrelas." (Confúcio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário