28 junho 2008

Mulheres em Israel

Alguns dias atrás eu me deparei com um viral, humm...interessante, digamos assim. Ele foi filmado na praia Tel Aviv em Israel, e nele podemos ver mulheres bonitas, livres, de biquini curtindo uma praia. Se esse vídeo se passasse em qualquer outro lugar, Brasil, Austrália, Eua...qualquer um que não fosse Israel ninguem estranharia. Mas sinceramente, qual é a primeira coisa que pensamos quando escutamos o nome Israel? Guerras, situação política crítica dentre outros adjetivos nada atrativos. E foi pensando nisso, nessa primeira impressão manchada que temos do lugar que um grupo de pessoas resolveu espalhar esse vídeo, que não é uma propaganda de turismo oficial, nada disso, simplesmente uma espécie de iniciativa de mudar um pouco a imagem que o mundo tem do país.



O que acontece em Israel é uma grande mistura de mulheres de diferentes religiões tentando viver, criar os seus filhos de uma maneira digna. Algumas se encaixam na categoria de mães, judias e tradicionalistas, outras, são modernas, tentam mudar a realidade machista predominantes, engatinhando no mundo da política e servindo ao exército (mesmo poucas sendo consideradas habeis para entrar para a linha de combate) , tudo isso com o intuito de mudar o ambiente futuro para as próximas gerações, pois atualmente, os conflitos que perduram até os dias de hoje com países vizinhos, e conflitos internos entre uma nação antiga com costumes milenares e ao mesmo tempo nova se fazem presentes. Na maioria do tempo, vemos pessoas árabes, judias, católicas...todas com algo similar, lutando pelo dia de amanhã e com marcas em seus corações da violência e do medo.


A luta pela igualdade dos sexos continua em vários aspectos da sociedade e a diferença entre oportunidades para homens e mulheres é gritante. Apenas 8% dos cargos políticos são destinados para mulheres. No dia a dia, as dificuldades tomam conta, enquanto que as mulheres ainda são obrigadas a entrar pela porta de trás do ônibus, no muro das lamentações elas só tem uma pequena parte separada por grades de ferro, etc.
Realmente vontade e garra para ver uma mudança existe, mas de fato viver e presenciar uma diferente realidade, todos nós sabemos que ainda falta um grande caminho a ser percorrido.


Outro texto legal com mais informações, AQUI!!

Samantha Kelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário