05 agosto 2008

Reciclagem, pense já nessa idéia!

As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.

No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros. Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.
Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas, bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.


Algumas consequências abaixo como uma tartaruga deformada por um anel de plástico.


Ou na ave que em seu estômago acharam todos esses objetos.

Um comentário:

  1. IDEM AO COMETARIO DO POST ACIMA... POBRE TARTARUGA QUE TEVE QUE SE ADAPTAR A UM ANEL DE PLÁSTICO!?
    SE ADAPTAR A PORQUISSE HUMANA!
    QUEM TINHA QUE SE ADAPTAR AS CONDIÇOES DA NATUREZA ERAMOS NÓS...

    ResponderExcluir